Subscribe:

Ads 468x60px

Pages

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Proibição dos medicamentos para emagrecer

proibição medicamentos para emagrecer

Nas últimas semanas voltou a tona a discussão sobre o uso de medicamentos para emagrecer.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no dia 23 de fevereiro, realizou uma audiência pública para discutir o cancelamento do registro de medicamentos que contém sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol).
Mas o parecer definitivo deverá sair somente no final do mês de março.

A indicação da Agência está baseada em estudos científicos e no parecer da Câmara Técnica de Medicamentos de 26 de outubro, que recomenda o cancelamento dos medicamentos por apresentarem riscos que superam seus benefícios.

Segundo nota técnica da área de Farmacovigilância e da gerência de Medicamentos da Anvisa, a sibutramina apresenta baixo coeficiente de efetividade de redução de peso e pouca manutenção de redução de peso em longo prazo. Além disso, estudos indicam possível aumento de risco cardiovascular entre todos os usuários.

Os medicamentos anorexígenos, por sua vez, apresentam graves riscos cardiopulmonares e do sistema nervoso central.

De outro lado, especialistas defendem que os remédios ainda são uma arma eficiente contra a obesidade e que milhões de brasileiros podem ser prejudicados com essa proibição.

É indiscutível que a maneira mais saudável para eliminar peso é através de mudanças de hábitos, tanto de vida quanto alimentares. Na maioria dos casos, uma alimentação saudável e balanceada, e a prática regular de atividade física têm resultados excelentes na luta contra o excesso de peso.

Mas existe uma parcela da população que não responde bem a esse tipo de conduta, e nesses casos, o uso de medicamentos, pode sim ser indicado.

Em minha opinião, os medicamentos para emagrecer devem ser utilizados somente por pessoas que já tentaram eliminar peso de outras maneiras e não tiveram sucesso, e não por pessoas que querem eliminar 5kg mas não querem se submeter aos "sacrifícios" de uma dieta saudável e balanceada, e a prática regular de atividade física.

Existem sim casos em que o uso de medicamentos é indicado, mas é essencial que não ocorra de forma indiscriminada.

Alimentos que fazem bem à saúde

Alimentos que fazem bem


Alguns alimentos possuem propriedades benéficas ao organismo, sendo caracterizados como alimentos funcionais, como é o caso da maçã e das frutas oleaginosas.
Muitos são os que perguntam o que comer nos lanches intermediários, entre as refeições principais, que seja prático e saudável. Essas seriam boas opções, veja.

A maçã é muito conhecida e consumida em nosso país. Ela possui vitamina A, C e E que são antioxidantes e por isso combatem os radicais livres presentes no organismo. Além de conterem fibras em sua composição que promove aquela sensação de saciedade e também contribui para o bom funcionamento intestinal.

As frutas oleaginosas, como as nozes, amêndoas e castanhas possuem ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados que são capazes de reduzir os níveis de LDL-colesterol sanguíneo (o colesterol ruim) e aumentar os níveis de HDL-colesterol sangüíneo (o colesterol bom), devido a esses efeitos ela pode reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. As oleaginosas são ricas em: proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio.

A maçã e as frutas oleaginosas não devem faltar no seu cardápio. E por quê não incluí-las entre as refeições? Veja abaixo algumas opções de lanches com esses alimentos funcionais:

- 3 unidades de castanha do pará - 81,5kcal
- 1 copo de vitamina de frutas com maçã, laranja e banana - 116kcal
- 1 maçã - 90kcal
- Bebida à base de soja de maçã light - 33kcal

Como deixar sua barriga sarada para o verão

barriga sarada

Faltam dois meses para a chegada do verão e das festas de fim de ano. Está mais do que na hora de você começar a pensar no biquíni ou uma roupa mais curta, certo?

Acima de tudo, o importante é se sentir bem e com saúde - isso deve estar em primeiro lugar.


Entretanto, há sempre algo que incomoda no nosso corpo. A barriguinha saliente é a campeã de reclamações em homens e mulheres. Dificilmente você vai encontrar alguém que esteja satisfeito, que não queira eliminar medidas, gordurinhas.

Muitos estão na luta há anos para conquistar uma barriga sarada e, com muito sacrifício, conseguem diminuir medidas localizadas nessa região. Já outros tem a sorte de conseguir bons resultados quando elimina apenas alguns quilinhos. A diferença está no metabolismo de cada um. Organismo e genética também influeciam. Portanto, você deve respeitar o seu corpo como ele é.

Apesar disso, há como deixar a sua barriga com uma melhor aparência. Basta fazer a sua parte, isso por meio de uma boa alimentação e com a prática frequente de exercícios. Se você estiver com o peso acima do adequado, também é necessário emagrecer.

Veja algumas dicas que vão te ajudar a se sentir bem melhor com sua barriga.

O que aumenta a barriga?

- Consumir em excesso alimentos que causam flatulência (gases), como: refrigerantes, feijões, frituras, enlatados, carne vermelha, frios e embutidos.
- Não mastigar corretamente. Mastigar bem também evita o acúmulo de gases.
- Alimentos que retém líquidos, ricos em sódio, alimentos industrializados de forma geral, embutidos, sal de cozinha em excesso, evite.

E quais alimentos ajudam a ter uma barriga retinha?

- Fibras e líquidos: Beba bastante água, líquidos como chás, suco de frutas naturais, água de coco, etc. Consuma diariamente alimentos ricos em fibras: verduras, legumes, frutas, alimentos integrais, aveia, farelo de trigo, semente de linhaça e outros. Isso vai favorecer um bom trabalho intestinal.
- Alimentos considerados diuréticos: chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, escarola, folhas de beterraba, pepino.

Além dessas dicas, o que realmente vai te ajudar a ter um excelente resultado são os exercícios específicos, localizados, orientados por um educador físico. Comece já a se cuidar e você terá bons resultados até o verão.

Existe um peso ideal para cada pessoa?

Peso ideal

Muitos são os que fazem de tudo para atingir o "peso ideal", mas será que realmente existe um peso considerado ideal? Hoje em dia as pessoas querem de qualquer maneira conquistar um x peso que muitas vezes é estipulado através do resultado obtido pelo IMC (Índice de Massa Corporal).

O IMC analisa a relação entre o peso e a altura do indivíduo. Ele é muito utilizado para verificar a faixa de peso indicada e sua relação com doenças associadas à obesidade. A faixa de peso que compreende os valores de 18,5 kg/m² a 24,9 kg/m² é considerada saudável, sendo assim qualquer valor de peso que esteja dentro dessa faixa é considerado eutrófico, ou seja, dentro dos padrões considerados de peso saudável.

Veja outras classificações do IMC:

Existe um peso considerado ideal para cada pessoa


O que limita o IMC é que, por não aferir a quantidade de massa muscular e gordura do indivíduo, um atleta pode ser classificado como obeso. Por exemplo, ele pode ter um peso maior, mas que corresponde à massa magra e não gordura. Sendo assim, o ideal seria uma avaliação nutricional mais específica com aparelho de bioimpedância, por exemplo, que verifica a quantidade de massa muscular e gordura do indivíduo, entre outros fatores.

Ainda deve-se levar em conta a estrutura corporal do individuo. Este fator também influencia no peso, já que pessoas que possuem uma estrutura corporal maior, possuirão um peso maior do que pessoas com a mesma altura e compleição óssea menor.

Quanto mais itens forem avaliados mais preciso será a indicação de um peso saudável. Mas o essencial é que você se sinta bem, e que faça de tudo para alcançá-lo sem prejudicar sua saúde

6 atitudes que podem favorecer o aumento de peso nas crianças

criança

O Brasil vem se tornando um país de crianças cada vez mais gordinhas. A falta de atividades físicas aliada a uma dieta desbalanceada e com alto teor de gordura são os principais responsáveis pelo aumento de peso das crianças, que estão cada vez mais propensas a se tornarem adolescentes e adultos obesos.


A obesidade infantil está também relacionada ao aumento do número de crianças hipertensas e com taxa de colesterol elevado.

E os pais têm papel fundamental nessa batalha para que seus filhos não se tornem crianças obesas.

Nessa matéria vamos pontuar algumas atitudes que podem colaborar com o aumento de peso nas crianças e devem ser evitadas:

- Oferecer comida como recompensa - dizer que a criança só vai comer a sobremesa se comer tudo. Esse tipo de chantagem passa a ideia de que fazer uma refeição não é bom, mas a sobremesa sim.

- Ameaçar a criança se ela não comer salada - essa atitude pode criar uma aversão maior a verduras, legumes.

- Não dar o exemplo - pais que se alimentam de forma desbalanceada, dificilmente convencerão seus filhos a comer corretamente. Não adianta exigir que o filho tome suco natural, se os pais só consomem refrigerante.

- Ceder ao primeiro "não gosto" - as crianças têm suas preferências alimentares e elas devem ser respeitadas. Mas além de oferecer os alimentos que a criança mais gosta e pede, é importante também insistir e oferecer os demais alimentos, para que ela entenda que os alimentos que ela não gosta também são importantes.

É comum a criança aceitar novos alimentos apenas após algumas tentativas e não nas primeiras. Insista, em algum momento ela pode ceder.

- Não deixar a criança sentar à mesa - a refeição da criança deve ser servida na mesa, junto com os adultos. Ela deve ter a oportunidade de, enquanto aprende a comer à mesa, participar da refeição familiar, reforçando os laços familiares de união e tornando a refeição um momento agradável.

- Não estabelecer horários para as refeições - as crianças necessitam de regras e horários para se alimentar. Chantagens do tipo " se não comer, não brinca’", por exemplo, devem ser evitadas.

O ideal é que se estabeleça uma disciplina que mostre "a hora de brincar e a hora de comer", para que esses tipos de situações não se misturem na cabeça da criança

Alimentação para o seu estilo de vida

alimentação e estilo de vida

Consumir bastante fruta, verdura e legume, comer de 3 em 3 horas, evitar o consumo de doces e alimentos gordurosos, diminuir a quantidade de carboidratos.
Essa é a dieta ideal para se manter sempre saudável e bem disposto.

Mas nada é tão simples assim, cada pessoa tem uma necessidade diferente, de acordo com seu estilo de vida e isso deve ser levado em conta na hora de elaborar um cardápio.

Nessa matéria vamos dar algumas dicas de alimentação, de acordo com o seu estilo de vida.

Para quem tem excesso de atividade mental:
Pessoas com muita atividade mental tendem a ficar muitas horas trabalhando/estudando e esquece-se de comer. Ficar muito tempo em jejum pode provocar uma queda de açúcar no sangue, o que produz falha de raciocínio.

O consumo de alimentos fonte de proteínas e carboidratos é essencial, pois o carboidrato dará energia, enquanto as proteínas "ativam" a atividade cerebral. Não deixe de fora do seu cardápio: peixes, arroz integral, carnes magras, legumes, nozes, soja.

Quem não tem tempo de fazer todas as refeições:
Quando se tem uma vida muito corrida e não acha tempo para fazer um almoço com arroz, feijão, salada e carne, o consumo de lanches se torna inevitável.

Mas você pode ter uma refeição saudável comendo um sanduíche, basta que ele contenha pão, um tipo de carne que pode ser um presunto magro ou um peito de peru, hortaliças (alface, tomate, cenoura ralada), queijos magros, a margarina ou maionese podem ser substituídas pelo requeijão light.

Troque também o refrigerante por um suco de fruta natural.

Quem leva uma vida sedentária:

Pessoas que não praticam atividade física devem ter uma alimentação saudável e balanceada como todo mundo, consumindo diariamente alimentos de todos os grupos alimentares, como: cereais, carnes, frutas, leguminosas, hortaliças, leite e derivados.

Para evitar o ganho de peso e o aparecimento de doenças como o aumento do colesterol, coma bastante verduras, legumes e frutas, prefira as carnes magras e frango sem pele, leite e iogurtes desnatados, queijos magros, e evite o consumo de frituras e doces muito elaborados.

E dê o seu máximo para começar a praticar no mínimo 30 minutos de exercícios diários.

Para quem sempre se sente cansado ou estressado:
O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo, por isso não pode ser totalmente eliminado. Alimentos como arroz, pão, torrada, macarrão, entre outros, não podem faltar no seu cardápio.

Não abuse do consumo de gorduras. A digestão deste nutriente é mais lenta, o que promove a diminuição do esvaziamento gástrico, fazendo com que o organismo mobilize mais sangue para o local. O resultado disso é o cansaço e a indisposição.

Abuse das saladas cruas e frutas que são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a manter o pique.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas, café e refrigerantes.

Saiba tudo sobre hidratação

Água


Nessa época do ano, o calor parece fazer a gente se lembrar ainda mais da água, não é verdade? Mesmo aqueles que não gostam, aumentam um pouco a ingestão. E que bom que isso acontece, pois
a água é o componente presente em maior quantidade no organismo.
O corpo humano não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta para manter a saúde e as funções básicas do organismo.

Para um adulto em condições normais, a recomendação é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia. Os riscos de uma desidratação no verão são maiores, por isso é preciso ficar atento com a ingestão. A desidratação ocorre quando você tem uma perda de água corpórea muito grande, através de uma ingestão insuficiente ou de uma perda excessiva, como por exemplo a transpiração.

A sede é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados. A água também pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de água.

Se houver a prática de atividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Por isso é importante beber bastante água. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser freqüente. Com o aumento da temperatura corporal, o suor entra em cena para dissipar o calor e manter a temperatura do corpo.

Mas, os cuidados devem ser também com a qualidade da água e não só com o seu consumo. A água costuma ser o veículo de muitas doenças, como a diarréia. Para evitar esse e outros inconvenientes, somente consuma água filtrada ou fervida, tanto para beber como para o preparo dos alimentos. Os alimentos crus, como frutas, verduras e legumes devem ser lavados em água corrente, um a um e, em seguida, devem ser submersos em uma solução de hipoclorito de sódio a 200 ppm por 15 minutos.

Alguns tipos de bebidas e a sua relação com a hidratação

Refrigerantes

Os refrigerantes são considerados alimentos de "calorias vazias", pois possuem apenas calorias e água na sua composição, não fornecendo nenhum nutriente a mais para o corpo. Além disso, são bebidas gaseificadas, o que pode causar desconfortos intestinais e tem uma absorção mais lenta, não sendo ideais para a hidratação.

Bebidas energéticas

São bebidas que contém cafeína, uma substância estimulante, grande quantidade de açúcar, por isso, o nome energético, devido a energia proveniente do açúcar, além de aminoácidos e vitaminas, entre outras substâncias. Devem ser consumidas com moderação e não com a finalidade de hidratação, pois a combinação açúcar e cafeína auxiliam na eliminação de água devido ao efeito diurético da cafeína e o aumento da sede.

Bebidas isotônicas

São soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo. São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon etc. Podem ser consumidos por praticantes de atividade física, mas gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos, celíacos e pessoas com doenças renais não devem consumir o produto industrializado.

Água de coco

Líquido riquíssimo porque contém muitos nutrientes. É considerado um isotônico natural já que apresenta vários eletrólitos como sódio, potássio, fósforo e cloro por isso possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas dos minerais. É um líquido perfeito para reposição de água e eletrólitos, perdidos em atividades físicas ou na desidratação. Também possui na sua composição carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras.

Suco de frutas

Ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas fazem bem o papel de repositores hidroeletrolíticos, além de refrescantes, fornecem energia, acalmam e hidratam. Devem ser alternados com a água e não substituí-la.

Água

O melhor nutriente para repor líquidos para o corpo. Não tem comparação com nenhuma outra bebida. Água sempre.

Dieta - Como sair do efeito platô

efeito platô

Se você está de dieta para emagrecer faz tempo, come o mínimo possível, não aguenta mais ter que resistir aos alimentos que você tanto gosta e, além disso, o ponteiro da balança não se move de jeito nenhum, você pode estar no efeito platô!

Sabe aquela pessoa que comenta que não sabe mais o que fazer para emagrecer, que não tem como comer menos, pois já come pouco e nada de eliminar peso?

Um dos possíveis motivos desse platô pode ser pela restrição de calorias excessiva.

No início você até emagrece, mas depois de um certo tempo o seu organismo pode se acostumar com aquela quantidade pequena ingerida e você para de eliminar peso, estaciona.

É bem verdade que para emagrecer é preciso reduzir o consumo de alimentos e praticar exercícios, para que assim você possa gastar mais calorias do que consumir. Porém a idéia de que comer o mínimo possível vai favorecer o emagrecimento mais rápido não é legal. É preciso comer na quantidade certa para que isso ocorra de forma saudável e duradoura, ou seja, até que você conquiste o peso que deseja.

Todos nós temos uma taxa de metabolismo basal, que é aquela quantidade básica que precisamos ingerir de calorias para nos mantermos vivos, suficiente para respirarmos e para que os nossos órgãos funcionem adequadamente. Para descobrir esse valor é preciso fazer um cálculo levando em conta o peso, altura, sexo, idade do indivíduo. Após obter esse resultado é necessário acrescentar um fator atividade física, mesmo que a pessoa não pratique exercícios, e aí sim temos um valor recomendado de calorias para ser ingerido ao longo do dia.

Para os que desejam emagrecer é preciso fazer uma pequena restrição em cima desse resultado, e aí é que muitas pessoas exageram, essa restrição não deve ultrapassar 1000kcal, então, por exemplo, uma pessoa que tenha uma necessidade calórica de 2200kcal, não poderá comer menos de 1200kcal.

Cada pessoa tem uma necessidade calórica e por isso nem sempre poderá seguir uma proposta de calorias igual a de outra pessoa.

Por isso é fundamental que se tenha uma orientação de um nutricionista para saber o valor correto de calorias que você precisa ingerir, seja para manter, emagrecer ou adquirir peso.

E para os que estão nesse efeito platô, como sair dele? É preciso aumentar as calorias ingeridas, para que o corpo se acostume com essa nova quantidade ingerida, para que depois possa ser reduzido novamente, e dessa vez, com moderação, e assim o corpo responder e então voltar emagrecer.

Alimentos no combate as doenças

alimentos e doenças

Com certeza você sabe da importância de uma alimentação saudável e balanceada na prevenção de diversos tipos de doenças. Mas você sabe quais alimentos ajudam especificamente em determinada doença?

Nessa matéria vamos relacionar algumas doenças e os alimentos aliados no seu combate e prevenção.


Depressão: alimentos como arroz, macarrão, pão e cereais integrais têm alto teor de carboidratos e ajudam a regularizar os níveis do neurotransmissor serotonina.

A castanha do Pará é rica em selênio, mineral que age sobre a fadiga e melhora o humor.

Fígado, agrião, espinafre, brócolis, beterraba são fontes de ácido fólico que tem ação antidepressiva.

Mal de Alzheimer: de acordo com pesquisadores, indivíduos que ingerem doses diárias de vitaminas e minerais reduzem as chances de desenvolver a doença.

Entre os nutrientes, os que parecem ter mais "efeito" no combate ao mal são os antioxidantes, vitamina E, C, A, que ajudam no combate aos radicais livres.

Suas principais fontes são: manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, germe de trigo, nozes, carnes, óleos vegetais, goiaba, morango, laranja, tomate, agrião.

Doenças cardiovasculares: os principais fatores de risco para desenvolver problemas do coração são hipertensão, colesterol e triglicérides elevados, entre outros. Então, vale a pena investir em hábitos alimentares que previnam contra o aparecimento dessas doenças.

O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados e ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis do HDL (o colesterol bom).

Os peixes são ricos em ômega 3 e auxiliam na redução da pressão arterial, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. Outros alimentos como: nozes e castanhas também são fonte de ômega 3.

Estresse crônico: a laranja promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga.

A alface contém a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.

Peixes e frutos do mar diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem diretamente no cérebro

Os benefícios da abóbora

os benefícios da abóbora

A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.


Possui também bastante água e fibras.

A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.

Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.

Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio. A indicação do grupo das hortaliças por dia é de 3 a 4 porções por dia. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa).

Essa quantidade tem cerca de 20kcal, é bem pouco, mas como qualquer alimento, a moderação é importante. Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes.

Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que tem um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geladeira.

Você pode variar: cozida, assada, refogada, mas com relação ao cozimento, a melhor forma é a vapor, pois elimina menos nutrientes.

As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.

As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.

A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.

Como vocês podem observar tem bastante nutriente na abóbora, por isso não deixe de incluir em seu cardápio.

Emagrecer rápido

Emagrecer rápido

Na ansiedade de conquistar um corpo mais magro, muitas pessoas recorrem a dietas milagrosas para emagrecer o mais rápido possível. Só que muitas delas não sabem dos prejuízos dessa prática tanto para a saúde, como para a manutenção de peso posteriormente.

A restrição excessiva de calorias é a primeira opção de quem deseja eliminar peso rápido, e quanto menos calorias mais rápido atinge o objetivo.

Restringir muito as calorias vai fazer com que seu organismo mobilize as reservas de proteínas e gorduras, ou seja, haverá uma adaptação para obtenção de energia. Assim você perde massa magra (músculo) e gordura ao mesmo tempo. Além do metabolismo ficar mais lento, apresentando sintomas como fraqueza, cansaço e dores de cabeça.

Além disso, essa restrição pode levar a doenças associadas a falta de minerais e vitaminas, como: anemia, problemas na visão, além disso pode ocorrer o enfraquecimento do sistema imunológico levando a uma maior exposição do indivíduo a doenças e infecções.

Cortar carboidratos é outra "opção" muito utilizada para quem que eliminar peso rapidamente. Mas o consumo excessivo de alimentos fonte de proteínas resulta em perda de peso rápida causada pela diurese (aumento da urina) associada a uma excreção de cetonas (resultado da quebra da gordura).

A perda de peso referente à água é rapidamente recuperada, há um baixo teor de ferro, cálcio e, às vezes, vitamina B12. A ingestão de alimentos ricos em proteínas aumenta a quantidade de gordura saturada e colesterol no organismo, o que provoca risco de doenças cardíacas.

O efeito platô é um problema que afeta pessoas que fazem dietas muito restritivas, pois o organismo acaba se adaptando a restrição e você acaba tendo dificuldade de eliminar mais peso. Ou seja, você elimina bastante peso no começo, mas depois não consegue eliminar mais.

Como não há uma mudança de hábitos alimentares e de vida, as chances de voltar a ganhar peso são enormes e o efeito sanfona se tornará freqüente.

Portanto, se você deseja eliminar peso sem prejuízos a saúde e manter-se sempre magro é importante que consulte um nutricionista que ele poderá te orientar corretamente, em como ter um alimentação saudável e balanceada para a vida toda

Fitoterápicos - Se é natural, não faz mal à saúde. Será mesmo?

fitoterápicos

Cáscara sagrada e sene para melhorar o funcionamento do intestino, 30 ervas e Caralluma para emagrecer, fitoterápicos para ansiedade, e mais uma infinidade deles. Com certeza alguém já te "receitou" algum produto natural para esses e outros problemas.


E com o pensamento de que "se é natural pode não fazer bem, mas mal também não faz", muitas pessoas utilizam esses produtos de forma indiscriminada, sem imaginar os possíveis riscos dessa prática.

Ao contrário do que muita gente pensa, os fitoterápicos podem provocar efeitos adversos, toxicidade e até mesmo apresentar contra-indicações. Como qualquer medicamento, o mau uso de fitoterápicos pode ocasionar problemas à saúde, como por exemplo: alterações na pressão arterial, problemas no sistema nervoso central, fígado e rins.

Segundo a ANVISA, eles devem oferecer garantia de qualidade, ter efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e segurança de uso para a população.

Os fitoterápicos industrializados devem ter registro no Ministério da Saúde e ter essa condição presente na embalagem.

Já as farmácias de manipulação, têm permissão para manipular fitoterápicos, mas esses produtos não são registrados na ANVISA. Um fitoterápico pode ser manipulado se for prescrito em uma receita ou se sua fórmula constar na Farmacopéia Brasileira, no Formulário Nacional ou em obras equivalentes.

A maior parte dos fitoterápicos são seguros e eficazes, porém, como todo medicamento, requerem cuidados especiais no uso. Por isso, antes de ir á farmácia e comprar o produto que sua amiga indicou, consulte um médico ou nutricionista de forma presencial.

Somente eles poderão te orientar sobre qual a maneira correta de utilizá-los, assim como a quantidade, o tempo de administração e as contra-indicações.

O mesmo vale para os chás, para ter o efeito desejado e não causar problemas à saúde eles devem ser utilizados nas quantidades e freqüência corretas, assim como devem ser observadas as contra-indicações.

Cardápios para o café da manhã

Cardápios para o café da manhã

Acordar e não fazer a primeira refeição do dia: o café da manhã, não é nada saudável. Esta refeição é a mais importante! Durante a noite, o nosso organismo continua trabalhando, por isso gastamos energia.


Além disso, muitas pessoas ficam sem comer até o almoço, são muitas horas, o que pode ser prejudicial à saúde. Uma das conseqüências é a queda da glicemia, surgindo sintomas como tontura, indisposição, sonolência, franqueza. Isso sem contar que essa atitude ainda prejudica no processo de emagrecimento.

As desculpas são várias: falta de tempo, não sentir fome, preguiça para preparar algo etc. Por isso elaborei seis opções de café da manhã: natural, prático, fora de casa, reforçado, caprichado e econômico. Veja qual se adapta melhor ao seu dia e paladar e comece a partir de já a realizar essa refeição todos os dias!

Natural
1 pote de iogurte desnatado
1 colher de sopa de granola
1 fatia de pão de forma integral
Creme de ricota para passar no pão
1 copo de suco de laranja pequeno

Prático
1 copo de leite desnatado batido no liquidificador com 1 colher de sobremesa de aveia, ½ maça e ½ banana.

Fora de casa
1 copo de suco de laranja natural
1 pão francês na chapa com queijo branco

Reforçado
1 xícara de leite com café
1 pão francês
1 fatia de queijo prato
1 fatia de peito de peru
Margarina light para passar no pão
1 banana

Caprichado
1 pote pequeno com leite desnatado, sucrilhos, 3 morangos cortados, ½ banana em rodelas e um fio de mel
1 fatia de pão de forma integral com cream cheese

Econômico
1 xícara de chá
4 biscoitos água e sal com requeijão
½ mamão papaya
1 taça de gelatina

Cirurgia bariátrica - Esclareça suas dúvidas!

Cirurgia bariátrica

De acordo com pesquisas o número de cirurgias bariátricas, ou redução de estômago, feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aumentou em mais de 500% na última década.


Mas algumas dúvidas ainda rondam a cabeça de quem deseja fazer a cirurgia. Nessa matéria vamos tentar esclarecer algumas delas.

Quando é indicado?
A cirurgia não é indicada para pessoas que desejam eliminar somente alguns quilinhos. Ela é somente indicada para pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40kg/m2, ou pessoas com IMC entre 35 e 40kg/m2 com doenças relacionadas (hipertensão arterial, diabetes, apnéia do sono, entre outras).

Além disso, é preciso uma avaliação prévia e individualizada para ver se realmente a cirurgia bariátrica é recomendável. A cirurgia deve ser a última opção para o paciente que já tentou, sem sucesso, reduzir peso por métodos tradicionais.

Quais as técnicas utilizadas?
Atualmente existem 4 técnicas cirúrgicas: balão intragástrico, banda gástrica, técnica de Scorpinaro e o bypass gástrico.

Quanto peso pode ser eliminado?
A perda de peso pode chegar até 60% do peso inicial. Mas esse valor vai variar de acordo com cada pessoa e o tipo de técnica utilizada.

Quais os cuidados nutricionais pós-cirúrgicos?
O principal cuidado diz respeito a consistência dos alimentos. Nas primeiras 2 semanas a dieta consiste somente na ingestão de líquidos. Após esse período, dependendo da pessoa, a dieta passa a ter uma consistência pastosa. E assim gradativamente, até o paciente conseguir se alimentar normalmente.

Após o processo cirúrgico, haverá modificações no organismo que podem causar intercorrências como desnutrição e deficiência de nutrientes, entre outras.

As deficiências nutricionais mais comuns são: ferro, cálcio, zinco, vitamina D, ácido fólico e vitamina B12. Nesses casos, se torna necessária uma suplementação que o nutricionista indicará.

Corre-se o risco de voltar a engordar?
Segundo dado do Hospital das Clínicas de São Paulo, aproximadamente um terço dos pacientes voltam a ganhar peso.

A cirurgia diminui o volume do estômago e impede que a pessoa se alimente em grande quantidade, mas não regula a fome e ansiedade.

Mesmo que haja grande perda de peso no início, para manter a nova silhueta é preciso corrigir os hábitos alimentares. Ter uma alimentação saudável, balanceada, fracionada e variada, e praticar atividades físicas é de fundamental importância para a manutenção do peso.

Além disso, é essencial que o paciente continue tendo um acompanhamento presencial com médico, nutricionista e psicólogo.

A cirurgia é apenas uma das etapas importantes, mas não a essência do tratamento da obesidade, onde a escolha dos alimentos e o acompanhamento por equipe multidisciplinar é indispensável para o sucesso do tratamento.

Dicas culinárias para quem está de dieta

Dicas culinárias para dietas

Todas as pessoas que iniciam uma dieta de emagrecimento ficam na dúvida de como preparar refeições saudáveis, menos calóricas e saborosas. Nessa matéria vamos te dar algumas dicas culinárias para que as preparações se tornem mais light, mas que agrade seu paladar.


Saladas
O hábito de incluir verduras e legumes na alimentação é uma das grandes dificuldades de quem decide eliminar peso.

Comece a experimentar as opções disponíveis, não se limite somente a alface, cenoura, tomate, beterraba. Inclua palmito, champignon, acelga e varie os alimentos.

Experimente os legumes cozidos ou refogados com tomate, cebola.

E para as verduras cruas, capriche no tempero que pode ser de ervas ou mesmo um molho, preparado com iogurte desnatado no lugar da maionese.

Doces
Eles podem ser consumidos mesmo que esteja de dieta, mas prepare-os de maneira que fiquem menos calóricos.

Substitua o açúcar por adoçante ou mesmo açúcar light, o creme de leite tradicional pelo light, o leite integral pelo desnatado.

Preparo dos alimentos
Preparar alimentos fritos de forma mais saudável é um grande desafio. Mas saiba que mesmo alimentos como hambúrguer, batata, bife a milanesa podem ser assados no forno sem perder o sabor.

Basta colocar os alimentos na assadeira e levar ao forno. Se a assadeira for anti-aderente não precisa untar, caso não seja e você perceba que o alimento pode grudar, unte a assadeira com um pouco de margarina.

Os alimentos grelhados não precisam de grande quantidade de óleo ou manteiga, e nem mesmo de uma grelha especial. Você pode utilizar uma panela anti-aderente ou a panela tradicional com um fiozinho de óleo ou

Alimento integral = Alimento light?

Alimento integral  Alimento light

A resposta para essa pergunta é não! Muitas pessoas acreditam que consumindo alimentos integrais estarão automaticamente consumindo alimentos light, pois pensam ter menos calorias do que os alimentos "comuns", mas isso não é verdade.


Os alimentos integrais não têm necessariamente menos calorias do que os alimentos comuns, muito pelo contrário, na maioria das vezes as calorias de ambos são praticamente as mesmas.

Veja o exemplo do arroz integral e o branco, 100g de arroz integral cozido fornece aproximadamente 124 calorias, enquanto a mesma quantidade de arroz branco fornece 128 calorias.

Mas em compensação, os alimentos integrais são mais saudáveis. Por não passarem pelo processo de beneficiamento ou refinamento, ainda possuem as películas que envolvem os grãos. Essas películas são ricas em fibras, vitaminas (principalmente as do complexo B) e minerais (ferro, selênio, fósforo e magnésio).

As fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue e podem diminuir o risco de doenças cardíacas. Além disso, elas são importantes para o bom funcionamento do intestino, pois aumentam o bolo fecal e facilitam o trânsito intestinal.

Para quem está de dieta, o alimento integral é uma ótima opção, pois as fibras dão sensação de saciedade, reduzindo a fome.

Já o alimento light, pode ser considerado assim quando apresentar redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias se comparado com o alimento convencional.

O principal benefício do alimento light é que ele muitas vezes contém menor quantidade de gordura, açúcar ou sódio, componentes que quando consumidos em excesso podem trazer malefícios à saúde.

Se você está de dieta e agora ficou na dúvida por qual alimento optar na hora de montar seu cardápio, o ideal é variar e consumir tanto alimentos light, como integrais.

Mas na hora de optar entre o alimento light e o comum, sempre que possível, dê preferência a versão light.

Massas na dieta

Massas na dieta

Para quem é apaixonado por massas, fica bem difícil seguir firme na dieta e resistir a um bom prato de macarrão, lasanha... Pensando nisso resolvi escrever sobre o assunto, com dicas dos melhores tipos de massas, molhos e combinações mais saudáveis.


Geralmente, as massas mais simples (sem recheio), como espaguete, fusili, penne, talharine, possuem menos calorias que as massas recheadas, como canelone, ravioli, capeleti, lasanha.

Portanto, evite o consumo excessivo das massas recheadas. Entre os tipos - comum, com ovos e de sêmola - não existe uma diferença calórica significativa, o que muda é a questão do colesterol, devido a inclusão dos ovos na preparação.

As massas integrais elaboradas com farinha integral são boas opções, pois são ricas em nutrientes e fibras que colaboram com o bom funcionamento intestinal. É possível fazer uma massa deliciosa com ingredientes saudáveis, como: verduras, legumes, soja, cogumelos, ervas, frutas e outros ingredientes que vão dar sabor sem aumentar de forma significativa as calorias da preparação.

Os molhos à base de queijo são os mais calóricos e possuem mais gordura. Para quem faz dieta também não são indicados molhos com muitos ingredientes, por exemplo: bacon, calabresa, queijos amarelos, presunto, creme de leite etc. Invista nos mais simples - o molho ao sugo (molho de tomate) é o mais light deles.

Veja abaixo quatro opções light e quatro opções mais calóricas para você fazer um comparativo:

Light
Lasanha vegetariana - 1 pedaço (215g) 210kcal

Macarrão ao sugo - 1 prato raso (200g) 274kcal

Macarrão à bolonhesa - 1 prato raso (200g) 302kcal

Penne com brócolis e alho-poró - 1 prato (210g) 283kcal

Mais calórico

Macarrão parisiense - 1 prato raso (200g) 438kcal

Lasanha à bolonhesa - 1 pedaço (200g) 439kcal

Macarrão ao molho quatro queijos - 1 prato raso (200g) 613kcal

Canelone de presunto e queijo - 2 unidades - 552kcal

Nhoque recheado com molho vermelho - 1 prato (200g) - 480kcal

Comer chocolate faz bem para saúde!

Chocolate e saúde

O chocolate sempre foi um dos principais inimigos para quem quer emagrecer. Mas saiba que ele possui propriedades benéficas para o organismo, além dos seus nutrientes. E que o consumo moderado poderá fazer muito bem para sua saúde e não irá prejudicar o emagrecimento!

O chocolate possui substâncias antioxidantes, chamadas de flavonóides que combatem os radicais livres, protege o organismo contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças cardiovasculares e outros benefícios.

Essas propriedades estão presentes no cacau, por isso a sugestão do consumo do chocolate amargo, já que este possui maior quantidade de cacau.

Carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais como: ferro, potássio, manganês e magnésio também estão presentes nos chocolates. Quando há deficiência de magnésio, comum no período pré-mestrual, há um aumento do desejo de comer chocolate.

Como possui também na sua composição cafeína e teobromina, que são estimulantes, o chocolate agiliza o raciocínio. Possui também a capacidade de estimular a produção de serotonina, responsável por proporcionar aquela sensação de bem estar, bom humor e relaxamento, ajudando a combater a ansiedade e depressão.

O problema está no consumo excessivo, que pode favorecer o aumento de peso. Consumir em grandes quantidades também pode causar insônia e nervosismo, devido à associação de cafeína e teobromina, substâncias estimulantes.

8 dicas para sua feijoada ficar deliciosa e light!

Feijoada deliciosa e light

Com o frio que começa aparecer no Brasil, a feijoada passa a ser um prato mais consumido. Mas muitas pessoas fogem dela por ser muito gordurosa e conter muitas calorias.


Saiba que isso não é necessário, você pode comer a feijoada sem medo, seguindo algumas dicas, substituindo alguns alimentos, e claro, controlando a quantidade.

- A dupla arroz e feijão é muito conhecida entre os brasileiros e extremamente saudável, e na feijoada não é diferente. As calorias e nutrientes do feijão preto e do carioca ou mulatinho são praticamente os mesmos.

- Para evitar o excesso de gordura, retire a gordura aparente de todas as carnes. Quando for consumir escolha somente um tipo de carne, prefira uma carne mais magra, como a carne seca ou o lombo.

- Troque o torresmo pela couve como acompanhamento. A couve combina muito com a feijoada e contém bem menos calorias do que o torresmo, além de ser mais saudável. E não acrescente bacon na couve, prepare-a somente com um pouco de azeite e alho.

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Troque a caipirinha e a cerveja por suco de frutas. Se possível, opte pelos sucos de frutas ácidas, elas te ajudarão no processo de digestão.

- Na semana em que for comer a feijoada, procure controlar mais a sua alimentação. Não precisa diminuir calorias, mas evite consumir frituras, refrigerantes, alimentos industrializados, doces. Dê preferência a alimentos mais saudáveis e integrais.

- Para muitas pessoas a farofa é indispensável em uma feijoada, mas evite as que contêm bacon, ovos, lingüiça. Você já tentou torrar a farinha de mandioca com um pouco de margarina? Ela fica muito saborosa e menos calórica do que a farofa tradicional.

- Troque a sobremesa por frutas. Nos restaurantes, a laranja é comumente servida com a feijoada e é uma ótima pedida. Por ser uma fruta ácida ela contém componentes que ajudam na digestão.

- No dia seguinte ao consumo da feijoada, consuma alimentos saudáveis, beba bastante água, consuma verduras, legumes, frutas e evite alimentos muito gordurosos e calóricos. E não se esqueça de praticar atividade física, ela vai te ajudar a mandar embora as calorias extras da feijoada.

Mesmo com essas dicas a feijoada ainda assim é um prato calórico, por isso é importante que tenha moderação.

Balão intragástrico - Tire suas dúvidas!

Balão intragástrico  Tire suas dúvidas

Com o aumento do número de obesos no Brasil, muitas pessoas têm recorrido a cirurgias para reverter esse quadro. E entre os procedimentos mais conhecidos, está o balão intragástrico.


Mas muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o procedimento. É uma cirurgia? Quais os riscos? Realmente emagrece?

Nesta matéria vamos tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o procedimento.

É uma cirurgia? Como é colocado?
A colocação do balão intragástrico não é um procedimento cirúrgico. Ela é feita por via endoscópica, não exige internação e nem anestesia, somente uma sedação. É realizado em aproximadamente 20 minutos e o paciente é liberado de uma a 2 horas depois.

No procedimento, um balão de silicone murcho é introduzido no estômago do paciente e depois, enchido com soro fisiológico e corante azul.

O corante serve para que, caso o balão seja rompido ele "tinge" a urina de azul, como sinal de alerta.

O volume do balão pode variar entre 400 e 800ml, variando de acordo com o paciente e a avaliação do médico e tem que ser retirado aproximadamente 6 meses depois, para evitar complicações.

Qual a indicação?
O método é indicado principalmente para pessoas obesas que não obtém o emagrecimento desejado com dieta ou mesmo medicações, mas não possuem indicação para algum tipo de cirurgia bariátrica - obesidade grau 1 (IMC entre 30 e 34,9) - e obesidade grau 3 (IMC > 40), para auxiliar a diminuir co-morbidades ou perder peso para uma possível cirurgia com riscos menores.

Como ele favorece a perda de peso?
Como o balão preenche parcialmente o estômago e reduz seu espaço, ele ajuda o paciente a sentir-se saciado ingerindo menores quantidades de alimentos, facilitando a adaptação a uma dieta hipocalórica.
Durante o período em que utilizar o balão, o paciente elimina em média de 10 a 15% do seu excesso de peso.

Mas o resultado depende da participação ativa do paciente, que deve seguir a risca as orientações do médico e nutricionista.

Quais as vantagens e desvantagens?
Por não se tratar de um procedimento cirúrgico oferece menos risco ao paciente, não altera o processo digestivo e pode ser retirado, caso o paciente não se adapte.

A principal desvantagem é que a perda de peso é transitória, se o paciente não continuar com a reeducação alimentar e hábitos de vida que adquiriu durante o uso do balão com a orientação nutricional, observa-se a tendência a recuperação do peso perdido, a médio e longo prazo, na maioria dos casos.

Além disso, os pacientes sentem alguns desconfortos logo após o procedimento. Entre esses "efeitos colaterais" podemos destacar: náuseas, vômitos, dor abdominal, gases, que podem ser controlados com medicação.

Batata na dieta!

Batata na dieta

Geralmente quem está de dieta para emagrecer foge da batata, já que a primeira imagem que vem a cabeça é aquela batata frita que todos adoram, mas que é cheia de gordura e engorda. Mas sabia que a batata tem propriedades interessantes para a saúde e que existem muitas formas de prepará-la para que fique saborosa e saudável? Conheça agora suas propriedades e confira dicas para o preparo.

Propriedades Nutricionais
Além de fornecer energia, por ser fonte de carboidrato, a batata contém vitaminas B e C, potássio, fibras e amido resistente, que auxilia no bom funcionamento intestinal e ajuda a prevenir doenças crônicas, como câncer e doenças do coração. A quantidade de minerais presentes na batata pode variar muito de acordo o tipo da batata, o clima, o local de plantio e o armazenamento.

A batata doce é rica em betacaroteno, substância antioxidante que traz benefícios à saúde, por isso tem grande quantidade de vitamina A.

A casca da batata possui alta concentração de propriedades antioxidantes também. Tem mais proteínas do que na polpa. Por isso, retire a casca somente depois de cozida.

100g de batata cozida tem aproximadamente 85 kcal, menos do que 100g de arroz! Por isso a troca é válida para quem está de dieta.

Dicas para o preparo
Batatas com baixo teor de água são indicadas para serem fritas e para preparar nhoques. Já as que têm alto teor de água, podem ser utilizadas para cozimentos. Para preparar batata assada recheada, o tipo mais recomendado é a batata inglesa.

As batatas devem ser bem lavadas e escovadas antes de cozinhar, para remover todas as sujeiras e microorganismos da casca.

Existem várias maneiras saudáveis de preparar a batata, por exemplo: Cozida com água e pouco sal e depois regar azeite e salpicar salsinha, dourar no forno com ervas, como o alecrim, pode acrescentar um molho branco preparado com leite desnatado e creme de leite light. O purê também é uma ótima opção, pois além de ser um excelente acompanhamento, você pode preparar outros pratos com essa base. Batata recheada também é uma excelente sugestão para o lanche.

Batata frita pode?
Essa é a preferência nacional, para muitos é bem difícil resistir a essa verdadeira tentação. Realmente quando frita, a batata se torna mais atraente devido sua textura crocante. Porém, quando mergulhada no óleo, ela se torna bem menos saudável e com um valor calórico bem alto.

As batatas congeladas, bastante consumidas atualmente, são pré-fritas, em óleo aquecido antes do processo de congelamento. Dessa forma, elas já contêm gordura antes de serem fritas em casa, tornando a batata ainda mais calórica e com mais gordura.

Assim, se você não resistir, é melhor preparar em casa, com óleo novo, com a menor quantidade possível e acertar na temperatura para que fique crocante e saborosa. Mas antes experimente assar, ao invés de fritar, existem algumas formas, como por exemplo: cortar no formato palito, fazer um pré-cozimento e colocar para assar.

Como resistir às tentações do Inverno?

Como resistir às tentações do Inverno

No inverno as pessoas ficam mais em casam, praticam menos atividade física e acabam comendo mais. Com tudo isso, os quilinhos extras aparecem quando termina a estação mais fria do ano.

Quem deseja emagrecer precisa cuidar da alimentação sempre, em todas as estações. Sabe-se que no inverno ficamos mais quietinhos, presos em casa e, por isso, pensamos que gastamos poucas calorias. Mas, o que realmente acontece no organismo é o contrário. Ocorre um maior gasto energético, porque o corpo tenta equilibrar a temperatura corpórea, fazendo com que ela se mantenha estável para o nosso organismo.

Mas isso não significa que você deva deixar de lado a atividade física, ela vai te ajudar ainda mais no gasto de calorias.

Quanto á alimentação, se você acha mais complicado comer frutas frias e verduras cruas, prepare vitaminas de frutas, sucos. E os legumes e verduras podem ser refogados, cozidos, presentes em purês, sopas.

Mas e as comidas típicas do inverno como fondue, chocolate quente, podem ser consumidas? Claro que sim, mas procure comer o fondue preparado com queijos magros e menos calóricos, utilize o pão light e legumes cozidos.

No chocolate quente, utilize leite desnatado e, se levar creme de leite, prefira o light e dispense o chantilly.

O consumo de bebidas alcoólicas também aumenta nessa época, mas elas realmente contêm muitas calorias e devem ser evitadas. Mas quando não for possível resistir, opte por uma taça de vinho tinto ou um cálice de licor. Evite a vodka, whisky, pinga e o conhaque.

A sopa quentinha e saborosa é uma boa opção para as noites frias, desde que saiba escolher os ingredientes. Verduras, legumes, temperos naturais, uma fonte de proteína (carnes) e apenas uma de carboidrato (macarrão, arroz, mandioca, batata e mandioquinha), está perfeito! Mas moderação na quantidade, não é porque é sopa que pode ser consumida à vontade.

As massas também podem ser consumidas, mas evite molhos muito gordurosos como quatro queijos e mesmo o molho branco, dê preferência ao molho de tomate. Modere na quantidade!

Com essas dicas você pode aproveitar o inverno, comer os alimentos que gosta e terminar a estação com menos peso do que começou.

Alimentação saudável

60 dicas de alimentação saudável


Se você deseja emagrecer, não sabe por onde começar e pretende partir para o "tudo ou nada", espere um pouco e reflita.
Será que vale a pena arriscar a sua saúde para ficar magro rapidamente? Pense bem, será que não é hora de adotar uma alimentação saudável?

O nosso corpo, quando entra em uma alta restrição alimentar, não entende o que está acontecendo. Ele não sabe distinguir se a deficiência energética é porque desejamos ter um corpo mais bonito ou se esperamos ficar mais saudáveis.

Imagine-se no deserto, onde há pouca comida, pouca água. O que acontecerá quando encontrar alimento e bebida? Você sentirá vontade de devorar o mundo e comer tudo que vê pela frente, não é verdade? Nada mais natural, já que o nosso organismo entende que devemos nos preparar para a próxima restrição, armazenando uma parte do que ingerimos, o que dificulta o emagrecimento.

O que isso significa? Que altas restrições alimentares não são boas para você, definitivamente não é alimentação saudável e não irá ajudá-lo a eliminar peso com saúde e muito menos o ajudará no período de manutenção.

Então, esqueça o "tudo ou nada" e siga as próximas 60 dicas para que possa ter uma alimentação saudável e uma vida melhor.

1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.

2. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.

3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.

4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.

5. Não belisque entre as refeições.

6. Esqueça dos snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada.

7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).

8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.

9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.

10. Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.

11. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.

12. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.

13. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto, não abuse!

14. Não repita a refeição.

15. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.

16. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.

17. Bebidas isotônicas devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.

18. Prefira sucos naturais.

19. Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.

20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.

21. Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.

22. Leve sempre uma barrinha de cereais na bolsa. Quando bater aquela vontade de comer alguma coisa, você já sabe a que recorrer.

23. Ingira legumes todos os dias.

24. Coma pelo menos 2 frutas diariamente.

25. Prefira ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas.

26. Cuidado com as frutas secas. Por serem desidratadas é fácil ingerir mais calorias com as naturais.

27. Ingira carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contrafilé.

28. Cuidado com o salmão. Ele apresenta mais calorias do que outros peixes.

29. Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.

30. Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a versão light.

31. Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Então, minimize o consumo desses alimentos.

32. Retire a gordura visível das carnes, como por exemplo, a da picanha.

33. Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos.

34. Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados.

35. Enlatados são ricos em sódio; por isso, prefira os alimentos naturais.

36. Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os.

37. Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados.

38. Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.

39. Evite as preparações gratinadas.

40. Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes.

41. Se não tem boa aceitação ao leite desnatado, fique com o semidesnatado.

42. Evite chocolates, inclusive o diet.

43. Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.

44. Consuma maçã, pêra, uva com a casca.

45. Pizza prefira as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. Mas fique somente na primeira fatia.

46. Tomate seco, por ser conservado em óleo, deve ser evitado.

47. Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.

48. Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas nada adiantará se não tem o hábito da boa alimentação e é sedentário.

49. Em barzinhos evite os petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos.

50. Evite os fast-food. Os alimentos servidos são normalmente ricos em gorduras.

51. Se não tiver saída, prefira uma unidade de cheeseburguer, refrigerante light e batata frita pequena. Dispense a sobremesa.

52. Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Isso evitará exageros.

53. Para a sobremesa, prefira frutas da época.

54. Evite sorvetes de massa. Opte pelo picolé de fruta.

55. Em sorveteria por quilo, prefira os sorvetes de frutas. Passe reto pelas coberturas e chantilly.

56. Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos.

57. Não compre alimentos que devem ser evitados.

58. Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade.

59. Nunca acumule a fome. Por isso deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatina diet. Eles não prejudicarão o seu emagrecimento.

E, por fim, vale essa dica:

60. Movimente-se!! Você não precisa ir à academia! Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!

Especialistas falam sobre os riscos do açúcar para obesidade e diabetes

O açúcar não está presente apenas em doces, frutas e refrigerantes, mas também em alimentos salgados como pães e massas, que se transformam em glicose dentro do organismo. A diferença entre eles está na velocidade com que caem na corrente sanguínea: o doce leva poucos segundos, enquanto as moléculas dos demais podem demorar até uma hora para serem quebradas.
Em excesso, o açúcar pode provocar obesidade e diabetes tipo 2, doenças que são facilmente evitadas, com atividade física e reeducação alimentar. Para falar sobre os perigos dessa substância de alto poder calórico e sobre como prevenir a diabetes, estiveram no Bem Estar desta quarta-feira (4) os endocrinologistas Maria Lúcia Giannella e Alfredo Halpern, que também é consultor do programa. Segundo os médicos, a gordura abdominal predispõe a doenças metabólicas.
Tomar uma bola de sorvete é o mesmo que comer uma colher e meia de sopa de açúcar. Veja abaixo quanto há em outros alimentos:
Arte Bem Estar açúcar (Foto: Arte / G1)
Apesar dos riscos, o açúcar não é apenas um vilão: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que ele responda por 10% do consumo total de calorias diárias. Em colheres de sopa, a quantidade não deve passar de quatro, o equivalente a 50 gramas.
Por dia, um indivíduo deve ingerir de 45% a 65% das calorias sob a forma de fibras e carboidratos complexos (batata, arroz, pães e massas), 10% de açúcares livres (de mesa, refrigerantes, sucos artificiais, doces e guloseimas), de 10% a 15% de proteínas (leites, derivados e carnes) e de 15% a 30% de gorduras. Produtos diet não contêm açúcar, enquanto os light apresentam quantidade reduzida de calorias e podem ser adoçados.